top of page

Dicas para Controlar Compulsão Alimentar 

Das outras vezes nas quais consegui eliminar boa parte do excesso de peso, não obtive sucesso em gerenciar bem os resultados, mas não compreendia onde estava errando.

Dietas extremamente restritivas e jejum prolongado, ou o atropelo em algumas refeições, eram o ponto. Esta conduta trazia resultados rápidos na balança, mas se seguia a uma violenta reação compulsiva, e o consequente retorno ao peso anterior.

Por isto, considero que informação e a orientação certa pode fazer toda a diferença em casos de dificuldade em controlar o peso.

Pra você que está buscando assumir este controle, segue  algumas dicas práticas que me ajudaram neste processo:

 

Não deixe para amanhã.

Ponha, de uma vez por todas, um fim na síndrome da segunda-feira.Comece sua dieta hoje, seja lá qual for o dia da semana.Mas antes de começar, procure orientação médica. Dieta é algo que deve ser pessoal. O que me beneficiou ou funcionou comigo, pode não ser indicado para você. Por exemplo, baseada nos resultados dos meus exames, a nutricionista recomendou continuar utilizando o açúcar, e só diminuir gradativamente a quantidade.  Apenas um profissional especializado poderá te indicar o que deve permanecer, ser evitado ou retirado da sua dieta.  

 

‘Torne mais doce a vontade de mudar’.

Esta é a orientação dada pelo Rabino Nilton Bonder, quando a questão é a difícil tarefa de modificar um hábito. Adocicar a ideia de mudar requer concentração nas vantagens que a mudança pode trazer; tornar a ideia agradável, ou pelo menos mais atraente que a opção de deixar tudo como está.  Faça uso deste artifício quando estiver diante do impasse de sair ou não da dieta. Pese se vale à pena, e se responsabilize por sua decisão.

 

Durma bem e esteja atento a quantidade de carboidratos que você ingere.

Apenas ao adormecermos um importante hormônio entra em ação; é o GH, o hormônio do crescimento. Ele é liberado, aproximadamente, duas horas depois que dormimos, e é responsável, também, pela regeneração celular (rejuvenescimento). Dietas ricas em carboidratos inibem a ação deste hormônio, favorecendo assim o envelhecimento.

Esteja disposto a experimentar novos sabores e aumentar a inclusão de alimentos  saudáveis em seu cardápio.

Da adolescente que tinha horror a vegetais crus, à mulher que inclui folhas no suco e consome saladas diariamente; definitivamente, passei por uma verdadeira transformação. Ao iniciar minha dieta definitiva, tinha alguns mitos pessoais sobre determinados alimentos. Por exemplo, acreditava que feijão sem uma charque gordurosa, azeite de oliva na salada e ovos fritos sem margarina, não seriam nada agradáveis. Porém, ao provar feijão preto bem temperadinho,  azeite aromatizado e ovos fritos na teflon, percebi o quanto estava enganada...  

 

Desmistifique hábitos.

Não acredite em tudo o que dizem sobre dieta para emagrecer. Lembre-se; não existem atalhos nem truques mágicos quando o assunto é emagrecimento. Portanto, informe-se e tire suas dúvidas com quem entende do assunto; seu médico.

Inclua mais fibras e gorduras boas em suas refeições.

Entre muitos outros benefícios, combinar fibras e gorduras em nossas refeições desacelera o processo digestivo, promovendo o aumento gradual da glicemia (nível de glicose no sangue), prologando também, a sensação de saciedade. Para quem precisa emagrecer, este é um detalhe importante! Além disto, as fibras e as gorduras boas impedem a absorção de parte dos carboidratos, se ingeridos numa mesma refeição.

Podemos adicionar fibras e ácidos graxos essenciais de variadas formas em nossos preparos, agregando farelos integrais a massas, vegetais crus e farinhas e sementes como as de Chia e Linhaça em sucos e sopas,  utilizar a Biomassa de banana verde em preparos como patês, bolos e biscoitos, ou ainda acrescentar Azeite de Oliva a nossos pratos. Lembrando que os vegetais crus e frutas com casca são fontes de fibras.

Veja as receitas disponíveis no site!

Beba Água suficiente.

Além de deixar sua pele mais hidratada e bonita, o consumo adequado de água evita a constipação. Com o aumento na ingestão de fibras, observar este detalhe é importante.

 

Não desanime diante do Efeito Platô.

Especialistas aconselham variar bem o cardápio, para um melhor funcionamento do intestino, como também para driblar o tão indesejável efeito Platô. Dê um tempo à balança, concentre-se em manter uma dieta saudável e pratique exercícios físicos. Relaxe sem se descuidar. Os resultados logo virão.

O Efeito Platô é caracterizado pelo estacionamento de peso, geralmente devido à desaceleração do metabolismo.

 

Vá com calma.

Lembre-se que perder muitos quilos em um curto espaço de tempo pode resultar em uma consequência indesejável: flacidez.

 

Para quem deseja emagrecer; persistência, determinação e paciência são palavras-chave.

 

Encontre outros meios para aliviar o estresse.

Todos temos nossas próprias maneiras de lidar com os problemas da vida. Me concentrar no prazer de comer era a minha forma de tentar aliviar as tensões, ou fugir dos problemas. Utilizar a alimentação com esta finalidade, é o que hoje em dia chamam de ‘Fome Emocional’. Aprendi que para controlar este tipo de fome, só há uma solução: encarar as situações que nos incomodam de frente, e encontrar meios de, realmente, resolvê-las.

Se você abusou daquele prato irresistível, assuma a responsabilidade de forma consciente.

Se a energia consumida não for utilizada, será depositada em alguma parte do seu corpo. Isto é fato.

 

Mas se exagerou, não se desespere.

O que você fará daí por diante é o que vai definir os resultados na balança. Volte a focar nos seus objetivos, e diga a si mesmo que continua no controle.

 

Exercite com maior frequência seu autocontrole.

Aprenda a recusar comida e dizer não a vontade de comer.

 

Encontre tempo e uma atividade física que te agrade.

Resolvi meu problema momentâneo de indisponibilidade, pensando numa forma de realizar a atividade física em casa. Quando a gente quer de verdade, sempre encontra um jeito, mesmo quando não há alternativa aparente.

 

Planeje suas refeições.

Reserve tempo para preparar, e por que não, incrementar seus pratos.

 

Mantenha opções saudáveis em sua dispensa.

E evite tentações desnecessárias.

 

Coma pouco.

Se leu com atenção o conceito de Síndrome Metabólica, já compreendeu que este detalhe faz toda a diferença, independente do quê você irá comer.

Leia o post sobre Síndrome Metabólica, clicando aqui.

  

Priorize seu objetivo.

Diante das possibilidades, tenha em mente que o prazer promovido pela satisfação de se sentir bem e em paz com a meta de emagrecer, é infinitamente maior que o prazer momentâneo de provar aquela bendita torta, por exemplo.

Mas não deixe de comer o que você gosta.

Contudo, se suas preferências forem iguais as minhas, ou seja; doces, massas e frituras, faça isto com moderação!

 

Resumindo; procure orientação médica, informe-se e cuide-se.

Boa Sorte!

ATUALIZADO EM: 28/07/2017

Eliminei cerca de 30 Kg ao longo do ano de 2014. E o mais impressionante, pra mim, é que estou conseguindo gerenciar bem os resultados e não voltei a engordar, como aconteceu outras vezes. Conto em detalhes  esta história aqui, em meu livro:Tudo Sob Controle - Dieta e Manutenção do Peso Ideal.

Me acompanhe nas redes sociais!

  • Facebook
  • Google+
  • YouTube
  • Instagram Social Icon

LEIA TAMBÉM:

*Todas as referências bibliográficas e digitais que embasam as informações científicas deste post, estão disponíveis em: BIBLIOGRAFIA

*Este post é um trecho adaptado do livro Tudo Sob Controle: Dieta e Manutenção do Peso Ideal.

APROVEITE A OFERTA ESPECIAL PARA O FORMATO DIGITAL E ADQUIRA JÁ O SEU!

CAPA FACE (4).jpg

Deixe aqui o seu comentário:

© Juliana B. Silva. Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução do conteúdo dessa página, desde que citada a fonte. 

AVISO IMPORTANTE:  A finalidade deste site é, sobretudo, compartilhar as experiências pessoais da escritora e apresentar seus trabalhos publicados. Todas as informações disponibilizadas aqui cumprem o propósito de trazer orientações seguras baseadas na experiência e em pesquisas realizadas pela autora. Desta forma, não devem ser utilizadas para fins diagnósticos ou substituir a orientação médica especializada.   

bottom of page