Farinha, farelo ou flocos. Qual o melhor?
- Ju_B_Silva
- 31 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

O que define a forma de apresentação do grão, é o seu processamento industrial. Porém, seja qual for o tipo; farinha, farelo ou flocos, a aveia é um alimento riquíssimo em fibras solúveis e, portanto contribui de forma muito positiva para nossa saúde, ajudando a desacelerar a digestão, promovendo gradativamente a metabolização da glicose e atuando de forma a diminuir a absorção de gorduras, atuando no equilíbrio dos níveis de colesterol. Apresenta um baixo Índice Glicêmico (cerca de 55 para 4 colheres de sopa). Todos estes benefícios associam o consumo da aveia a prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes, além de ser uma excelente opção de carboidrato para quem precisa controlar o peso ou emagrecer, pois prolonga a sensação de saciedade.
A Farinha é obtida a partir da parte mais interna do grão. Tem alta carga Glicêmica (quantidade de carboidrato ou açúcares) e poucos nutrientes, se comparadas a outras variações.
Os Flocos da aveia são produzidos a partir da prensagem do grão inteiro. O aproveitamento integral do grão confere a esta apresentação a conservação de todos os nutrientes do cereal. Porém, também preserva sua alta carga de carboidratos.
Já o Farelo é extraído da parte mais externa do grão (a casca), concentrando assim, um grande teor de fibras solúveis, responsáveis por todos aqueles benefícios já citados acima. Além disso, apresenta baixa Carga Glicêmica (pouco carboidrato) e muita proteína. Por tudo isso, é considerada a mais saudável entre todas as modalidades de apresentação do grão.
Particularmente, gosto de utilizar os flocos da aveia no preparo de papas, bolos e pães. Geralmente, costumo incorporar o farelo a massa da tapioca ou ao meu suco verde. Mas a aveia sempre está presente em nossa mesa.
VOCÊ SABIA QUE ORIGINALMENTE O GRÃO DE AVEIA NÃO CONTÉM GLÚTEN?!
Como o grão é processado nas mesmas máquinas que refinam grãos que contém glúten, como o trigo, o contato com esta proteína acontece durante o processo industrial. O glúten é extremamente prejudicial a pessoas que apresentam a Doença Celíaca, cuja retirada de alimentos com glúten é parte integrante do tratamento. Porém, é possível encontrar no mercado, farinhas de aveia sem glúten.
*Todas as referências Bibliográficas e digitais que embasam as informações científicas deste post, estão disponíveis em: BIBLIOGRAFIA
*Fonte da imagem dos flocos de aveia: Projetada por Evening_tao - Freepik.com
Veja estas deliciosas receitas preparadas com Aveia:
Comments