top of page

Picos de Insulina, Diabetes e Obesidade. Entenda esta relação.

Considerei importante chamar a atenção para o conceito de Síndrome Metabólica por se tratar de fatores de risco muito comuns, hoje em dia, e que muitas vezes, ignoramos ou não fazemos ideia das consequências a que eles estão associados.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia(SBEM), a Síndrome Metabólica compreende um grupo de doenças ligadas a um fator em comum: a resistência a insulina. A insulina é um hormônio, secretado pelo pâncreas, que é responsável por retirar a glicose (produto final do carboidrato) da corrente sanguínea e conduzi-la as células que necessitam de energia. Quando este hormônio não consegue executar devidamente suas funções, ocorre a resistência a insulina, e o organismo precisará produzir ainda mais deste hormônio para poder cumprir o seu importante papel.

 

Muitas vezes, provocamos Picos de Insulina (secreção de altas doses deste hormônio) quando exageramos no consumo de carboidratos, ou comemos muito mais que o necessário de qualquer outro grupo de alimentos. A repetição regular de picos de insulina sobrecarrega o pâncreas. Este estado, se não tratado ou corrigido, pode  conduzir  ao Diabetes tipo 2.

 

Tal desequilíbrio, geralmente, está associado à obesidade, pois doses elevadas de insulina culminam com a rápida retirada da glicose da corrente sanguínea, o que gera, consequentemente, mais vontade de comer.

 

A ocorrência da Síndrome Metabólica está relacionada a problemas cardiovasculares e está associada a presença de três dos cinco critérios relacionados a seguir*:

 

  • Obesidade central - circunferência da cintura superior a 88 cm para mulheres e 102 cm para homens;

  • Hipertensão Arterial - pressão arterial igual ou superior a 130/85 mmHg;

  • Glicemia alterada - igual ou superior a 110 mg/dl ou diagnóstico de Diabetes;

  • Triglicerídeos - igual ou superior a 150 mg/dl;

  • HDL colesterol  - igual ou superior a 40 mg/dl para homens e 50 mg/dl para mulheres.

Se você se enquadra dentro deste critério, procure orientação médica com urgência!

ATUALIZADO EM: 06/09/2018

*REFERÊNCIA:

https://www.endocrino.org.br/sindrome-metabolica/

O excesso de glicose na corrente sanguínea deixa o sangue viscoso.  Isto relaciona o desequilíbrio dos níveis de Glicose e a resistência a insulina a doenças cardiovasculares.

*Todas as referências Bibliográficas e digitais que embasam as informações científicas deste post, estão disponíveis em: BIBLIOGRAFIA

 

* Este post é um trecho adaptado do livro Tudo Sob Controle: Dieta e Manutenção do Peso Ideal

APROVEITE A OFERTA ESPECIAL PARA O FORMATO  DIGITAL E ADQUIRA JÁ O SEU!

CAPA FACE (4).jpg

Deixe aqui o seu comentário:

Eliminei cerca de 30 Kg ao longo do ano de 2014. E o mais impressionante, pra mim, é que estou conseguindo gerenciar bem os resultados e não voltei a engordar, como aconteceu outras vezes. Conto em detalhes  esta história aqui, em meu livro:Tudo Sob Controle - Dieta e Manutenção do Peso Ideal.

Me acompanhe nas redes sociais!

  • Facebook
  • Google+
  • YouTube
  • Instagram Social Icon

LEIA TAMBÉM:

© Juliana B. Silva. Todos os direitos reservados. Permitida a reprodução do conteúdo dessa página, desde que citada a fonte. 

AVISO IMPORTANTE:  A finalidade deste site é, sobretudo, compartilhar as experiências pessoais da escritora e apresentar seus trabalhos publicados. Todas as informações disponibilizadas aqui cumprem o propósito de trazer orientações seguras baseadas na experiência e em pesquisas realizadas pela autora. Desta forma, não devem ser utilizadas para fins diagnósticos ou substituir a orientação médica especializada.   

bottom of page