Pão de Batata-doce
- Ju_B_Silva
- 27 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Em 2014, o ano em que substitui o pão pelas raízes, a batata-doce estava entre as minhas preferidas. Sempre cozida, variava apenas a proteína que a acompanhava (ovos, queijo coalho grelhado ou peixes). Após este período, quando pensei em colocar mais sabor em minha dieta, provei algumas opções de prato com este ingrediente como base, e me surpreendi. Esta é uma receita prática e muito saborosa, além de uma excelente opção para substituir pães com glúten. Experimente!
INGREDIENTES
- 1 Batata-doce de tamanho médio cozida
- 2 ovos inteiros
- 2 Colheres (chá) de fermento químico em pó
- 1 Colher (chá) de Semente de Chia
- Sal a gosto
MODO DE PREPARO
- Amasse a batata-doce.
- Em um recipiente, mexa os ovos e acrescente os demais ingredientes deixando o fermento por último.
- Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média, em uma forma beeem untada e enfarinhada (ele gruda que é uma beleza!), por cerca de 10 minutinhos, e pronto.
- Esta receita rende duas porções, ou aproximadamente, 4 fatias, dependendo da sua forma.
ALGUMAS DICAS E INFORMAÇÕES
- A batata-doce é um carboidrato que possui um Índice Glicêmico (Velocidade com a qual o carboidrato é transformado em glicose) considerado médio. E essa informação é interessante não apenas para quem precisa controlar os níveis de glicose, mas também, para quem precisa perder uns quilinhos ou deseja gerenciar bem o seu peso corporal. Quanto menor o Índice Glicêmico do carboidrato, mais lentamente será metabolizado, provocando, assim, um aumento gradual na glicemia (nível de glicose no sangue), evitando os picos de insulina e prolongando a sensação de saciedade.
- Ao acrescentar sementes, como a Chia, em nossos preparos, estamos agregando valor nutricional aos alimentos. Além de fonte de fibras, a Semente de Chia é rica em ácidos graxos essenciais (as gorduras boas), que contribuem por regular os níveis de colesterol, diminuindo o ‘mau colesterol ‘(LDL) e os riscos de doenças cardiovasculares. E o legal é que não altera o sabor dos pratos!
*Todas as referências Bibliográficas e digitais que embasam as informações científicas deste post, estão disponíveis em: BIBLIOGRAFIA
- Esta receita compõe o E-book que preparei especialmente pra você.
Veja também:
Comentários