Atividade de Sondagem Inicial
Hoje sabemos, a partir das pesquisas realizadas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, na década de 70, que mesmo antes de compreenderem o sistema de escrita alfabético, as crianças formulam suas próprias hipóteses sobre o funcionamento da língua escrita. Estas suposições individuais passam por um processo de evolução cujo progresso é determinado pela própria reflexão da criança, através das informações obtidas por meio de suas interações.
Portanto, para uma intervenção mais eficiente, é necessário que o professor das turmas do ciclo de alfabetização realize a sondagem inicial (diagnóstico da turma), para identificar a hipótese que o seu aluno está utilizando para escrever, e assim, dirigir seu planejamento de forma a atender as necessidades de aprendizagem de cada um.
A atividade precisa ser realizada pelo aluno de forma autônoma, e consiste na produção de uma lista de palavras, podendo incluir a produção de frases e um ditado de um pequeno texto. Com relação a escolha das palavras, o ideal é que estejam dentro de um tema (animais, frutas, lista de nomes significativos, por exemplo), e que apresentem diferentes números de sílabas. Não há a necessidade de se evitar desafios ortográficos (palavras com rr, ch, ss, s com som de z, etc.).
O importante, é que posterior a sua execução, o professor observe a forma como o aluno lê a lista que produziu. Tanto a direção da leitura (se lê da esquerda para a direita), ou se faz uma leitura global ou silabada, são informações valiosas que nos permitem compreender o que o aluno pensa sobre a escrita, identificar a hipótese em uso, e fundamentar o planejamento, as ações a serem realizadas além de agrupar os alunos.
A seguir, você pode baixar um modelo de atividade de sondagem que propõe a produção de uma lista de animais com imagens, espaço para a produção de frases e um ditado de texto, além de um cabeçalho universal.